segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Introdução a No Man's Sky PS4 Mods

Para modificar o  No Man's Sky de Playstation 4 por enquanto só é possível através da edição do seu 'save game', através da transferencia do seu save para um PC. Para isso é necessário o uso de um programa ($ pago $) para Windows chamado Save Wizard (link para o site oficial aqui), a minha licença deste programa de modificação de saves para PS4 eu comprei compartilhada com este vendedor no Mercado Livre.

Com este programa é possível aplicar 2 tipos de modificações, sendo elas modo rápido e modo avançado.

O modo rápido é destinado a alterações rápidas e prontas que já estão pré configuradas na opção 'quick mode'  do Save Wizard, conforme prints abaixo:



Porem aqui as alterações são um tanto limitadas, com 4 alterações disponiveis, sendo elas para setar os valores máximos de dinheiro, Nanitos, QuickSilver ( Mercúrio) e de todos os itens que você possuir em todos os seus inventarios.

Daqui pra frente para que possamos ir mais além e modificar muitos aspectos do game, usaremos sempre a opção 'Advanced Mode':


Com isso, ele enviara seu save game para os servidores do Save Wizard descriptografar, apos isso retornara seu save game descriptografado e pronto para edição manual, conforme o print abaixo clique no botão "export to file'' para salvar este arquivo em seu PC:



Com o arquivo salvo no seu PC, você poderá usar qualquer programa editor de hexadecimal que preferir.
Aqui vou usar o HxD 2.3.0.0 portable  (Link Download) que é bem simples, e abrir nele o arquivo memory.dat exportado para realizar as modificações


Aconselhável o uso constante dos recursos de busca da aba (Search), encontrar (Find) e substituir (Replace):


Para facilitar a busca de um elemento, eu renomeei uma de ninhas naves para 'NaveStar' dentro do game NMS antes de realizar a transferência do save game para o USB, e agora realizarei a busca no HxD por esta palavra chave, detalhe quanto as opções usadas na janela de busca:


Apos clicar em Search all, nota-se que é encontrado 2 resultados da busca 'NaveStar" em locais distintos, isso se da ao fato do game contar com o save automático (quando se sai da nave) e o save manual (quando acionado por um dispositivo ou modulo do jogo), se você fizer a alteração em apenas um deles, faça a alteração no save mais recente que é sempre o resultado de cima, pois segue a ordem de cima para baixo, ou se preferir repita a mesma alteração em todos os resultados encontrados.


Agora para entendermos melhor a organização do código, selecionei manualmente uma parte dele, partindo de "Name":"NaveStar" ate a "Inventory_TechOnly", e com o botão direito do mouse, em copiar:


Com este conteudo colado no bloco de nota, dei uma organizada em sua disposição sem alterar a ordem original, para poder explicar um pouco sobre a regra geral, como a disposição dos itens, slots e tamanho de inventario, tipos de inventario, atributos da Nave e classe da Nave.


Legendas: 

Na cor verde esta o nome da Nave ( "Name":"NaveStar" )

Na cor azul esta a seed da Nave ( "Seed":[true,"0x3CF0A80CD03F75A6 ), são as sementes onde o game gera o modelo da nave. pode alterar a vontade, ou busca mais codigos seed na internet para mudar para o modelo de sua preferencia.

Na cor laranja esta o tipo de inventario, em geral são 2 tipos usados no traje e veículos: Inventory (inventario Geral) e o Inventory_TechOnly (inventario de Tecnologia). alem dos demais inventários disponíveis para modificação:
Inventory_Cargo (inventario de Carga) exclusivo do traje,
WeapomInventory (inventario da arma)
Chest1Inventory , Chest2Inventory ate o Chest10Inventory (inventários dos 10 contêineres),
ChestMagicInventory (inventario do modulo de recuperação da Base)
ChestMagic2Inventory (inventario do modulo de recuperação da Base de dentro da Nave Cargueira)
GraveInventory (inventario da sua sepultura, quando você morre seus itens do traje ficam neste inventario ate serem recuperados).
OBS: nunca modifique essas palavras chaves ou seu save vai corromper, use as somente para localização e alteração dos valores a seguir.

Na cor vermelha temos os itens em uso nos slots do inventario. Sempre entro da linha {"Slots":[ ***]}, exemplo, no lugar de *** coloque:
{"Type":{"InventoryType":"Product"},"Id":"^BUILDTOWER","Amount":1,"MaxAmount":1,"DamageFactor":0.0,"FullyInstalled":true,"Index":{"X":2,"Y":4}}
para ter acesso a um item torre beta de construção não usado em NMS no seu inventario.

Na cor cinza temos os slots disponíveis para uso no inventario, organizado em linhas X e colunas Y, considerando o numero 0 como valor valido. Exemplos: Primeiro slot de um inventraio de 48 slots: {"X":0,"Y":0} = slot da linha 1 e coluna 1. E o ultimo slot de um inventraio de 48 slots{"X":7,"Y":5} = slot da linha 8 e coluna 6.

Na cor rosa temos a classe do inventario ( "Class":{"InventoryClass":"S"} ), como estamos nos valores do inventario de uma Nave, então a classe corresponde a classe desta Nave, modifique entre os valores C, B, A e S.

Na cor marrom temos a visibilidade do tamanho do inventario no menu também organizado em linha X, e coluna Y. para que o inventario exiba os 48 slots no manu é necessário colocar Width":8,"Height":6.


Pronto, a partir daqui, usaremos essas palavras chaves como Keys para localizar e modificar os valores conforme necessario.

Para clarear veja esta exibição e disponibilização das keys, slots e codigos dentro do jogo:


Apos realizar as alterações, salve o arquivo modificado no HxD


Importe o arquivo memory.dat modificado para o Save Wizard



Reescreva qualquer valor nesta tela do Save Wizard sem alterar o digito original para que o botão de Apply (aplicar alteração) fique disponível



Por fim clique no botão aplicar para que o Save wizard mande seu save para os servidores criptografarem seu arquivo modificado para dentro do save game do NMS, apos a transferência copie esse save game mod para o seu PS4 sobrescrevendo o save game antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seed Da Nave Orgânica Viva

Living Ship "Name":"Living Ship","Resource":{"Filename":"MODELS\/COMMON\/SPACECRAFT\/S-CLASS...